A bancada ruralista no Congresso Nacional está tentando aprovar o chamado “Pacote Veneno”, um conjunto de medidas que flexibilizariam o uso de agrotóxicos no Brasil. O projeto, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, tem sido amplamente criticado por ambientalistas, especialistas em saúde pública e organizações da sociedade civil.
Entre as principais mudanças propostas pelo Pacote Veneno estão:
Redução do número de etapas para a aprovação de novos agrotóxicos: o projeto reduziria de quatro para três o número de etapas necessárias para a aprovação de um novo agrotóxico, o que facilitaria a entrada de novos produtos no mercado, inclusive produtos que são proibidos ou restritos em outros países.
Ampliação do uso de agrotóxicos em áreas urbanas: o projeto permitiria o uso de agrotóxicos em áreas urbanas, como praças, parques e escolas, o que colocaria em risco a saúde da população.
Redução da fiscalização do uso de agrotóxicos: o projeto reduziria o número de fiscais responsáveis pelo controle do uso de agrotóxicos, o que dificultaria a fiscalização do cumprimento das leis vigentes.
O Pacote Veneno é considerado um retrocesso na luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil. O país já é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, e o uso desses produtos tem sido associado a uma série de problemas de saúde, como câncer, malformação congênita e problemas neurológicos.
Para pressionar os parlamentares a rejeitarem o Pacote Veneno, o Greenpeace Brasil lançou uma petição online. A petição já conta com mais de 325 mil assinaturas de pessoas de todo o país.
Assine a petição online contra o Pacote Veneno:
https://www.greenpeace.org/brasil/apoie/manifesto-pela-agroecologia
A luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos é uma luta pela saúde da população e pelo meio ambiente. Junte-se a nós e diga não ao Pacote Veneno!