Hora de sintonizar online

E aí, queridos ouvintes! 

Eu sou Alexandre Ricarte e tô aqui pra compartilhar a vibe da Rádio MIB, um projeto que já tá na estrada há um tempinho, mas desde o início já tá fazendo sucesso. A ideia era criar uma rádio inspirada na campeã de audiência segmentada que eu comandei por uns longos 11 anos, e com atualizações, é claro, que para alguns na época pareciam um verdadeiro enredo de novela de tão difícil pra conseguir por em prática, o pessoal era meio conservador.

Bom, sabemos que tem gente que não percebe que a evolução pode ser desafiadora, mas é necessária. Eu sempre acreditei que a internet seria o terreno perfeito pra expandir o rádio, mas muitos insistiam em entregar sites e apps como se fossem brindes sem valor para os clientes. Motivo? Primeiro, recusavam atualizar as equipes de venda pra essa novidade, e segundo, tinham uma visão tosca de que a internet era concorrente do rádio. E incrivelmente, ainda tem quem pense assim no meio rádio, achando que "o rádio acabou". Deixando essas frases sem fundamento de lado, é verdade que muita gente com voz e habilidade pra explorar os novos meios se escondeu quando percebeu que as redes sociais,  mostravam o lado pessoal dos caras do rádio. E isso podia fazer as vozes lindas desses profissionais ficarem em segundo plano, o que pra quem é do rádio não é lá muito animador.

Daí, os radialistas resolveram abrir espaço pros caras da internet com suas ideias esquisitas, a fábrica de memes. Tem coisas legais e chamativas, mas o oposto também tinha seu peso. Os sucessos da internet se perdiam num universo dominado pelo áudio, onde uma voz bem colocada era essencial pra apresentar programas de rádio. Sem a imagem, aquelas narrações fora do tom ficavam meio chatinhas de ouvir. Por sorte, e ainda a tempo, os podcasts ganharam importância, resgatando os bons apresentadores e seus conteúdos nos moldes que os ouvintes já sentiam falta.

O mais interessante é que  foi justamente o streaming (o concorrente) quem resolveu resgatar o formato de rádio, porque ninguém aguentava só música o tempo todo, e só o rádio proporciona aquela conversa boa. E o formato cheio de conteúdo (gente falando) ainda deu um toque nos programadores musicais que achavam que só a música era importante no rádio – inocentes!

Com a pandemia, muitas rádios tiveram os apresentadores trabalhando de casa, pelo menos as mais cuidadosas. E mesmo assim, não perceberam que o rádio ganhou uma mobilidade nunca antes vista. O apresentador que você conhece estava na casa dele, mandando informações e uma programação do jeito que você precisava ouvir. O rádio ficou ainda mais parceiro, foi um dos melhores amigos durante a pandemia. Se não fossem essas emissoras incríveis, os índices de depressão, que já estão nas alturas, estariam ainda mais lá no espaço. 

Mas parece que, depois da pandemia, as pessoas ficaram  mais estressadas e os chefões do rádio não pensaram em evoluir com o home office ou mobile studio. Uma pena essa resistência às novas possibilidades. O rádio vem se reposicionando com uma mente aberta, nunca mais será o mesmo, e isso parece que só tá no coração das pessoas apaixonadas pelo veículo. Muitos empresários ainda não viram isso, ou têm medo sabe lá do que, e preferiram voltar aos moldes engessados.

Aí, voltamos à Rádio MIB, uma rádio online e totalmente nômade. O conceito de rádio grudado no chão de um estúdio estático foi esquecido, e o movimento segue uma linha ousada e itinerante. O formato é um passeio por culturas e cidades, tanto as do seu estado quanto as mundo afora. Isso depende do projeto de programação que vai ser dado pra esse veículo maravilhoso. O conceito da Rádio MIB é o movimento, a celebração, o engajamento.

Podemos honrar nossas origens mostrando de qualquer lugar do mundo o que somos capazes de fazer e aproveitar pra contribuir de alguma maneira trazendo soluções curiosas, humanas e cheias de inovação para os nossos ouvintes. O rádio fazendo seu trabalho de servir, e esse serviço pode mudar o mundo. Cá entre nós, tem muita coisa precisando mudar.

Queridos ouvintes, não se acanhem em sintonizar online a rádio que tá construindo uma programação que combina com qualquer hora do seu dia, cheia de informações e ações úteis pra qualquer momento da sua vida. É só acompanhar a evolução em www.radiomib.com.br  é aqui mesmo!

A Melodia dos meus 40 Anos de Rádio

Três semanas se passaram desde que pisei nos estúdios da Rádio Nova Brasil, e a cada dia me sinto mais enlevado por essa experiência. Celebr...