2024 pode ser o ano mais quente da história, alerta ONU

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou nesta sexta-feira, 12 de janeiro, que o ano de 2024 pode superar o recorde de calor registrado em 2023. O alerta foi feito pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que afirmou que a tendência de aquecimento observada entre junho e dezembro de 2023 continuará este ano, com os efeitos do fenômeno meteorológico El Niño.


(link da imagem - nationalgeographicbrasil )

A OMM informou que a temperatura média global em 2023 foi de 1,11°C acima da média do período pré-industrial. Esse é o sétimo ano consecutivo em que a temperatura média global ultrapassa 1°C acima da média pré-industrial.

Os efeitos das mudanças climáticas já estão sendo sentidos em todo o mundo, com eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas, inundações e incêndios florestais.

A OMM afirmou que é urgente reduzir as emissões de gases de efeito estufa para combater as mudanças climáticas.

O alerta da ONU é um sinal da gravidade da situação. Se não agirmos agora (outra vez), as mudanças climáticas podem ter consequências catastróficas para o planeta.


(link da imagem - ecoa.org.br )

O que você pode fazer para ajudar a combater as mudanças climáticas? Aqui estão algumas ideias:

  • Reduza seu consumo de energia e água.
  • Use transporte público ou bicicleta sempre que possível.
  • Recicle e composte.
  • Apoie empresas e organizações que estão trabalhando para combater as mudanças climáticas.

Juntos, podemos fazer a diferença.

A Melodia dos meus 40 Anos de Rádio

Três semanas se passaram desde que pisei nos estúdios da Rádio Nova Brasil, e a cada dia me sinto mais enlevado por essa experiência. Celebr...